Procurar assuntos relacionados

Custom Search

terça-feira, fevereiro 19, 2008

HD DVD versus Blu-ray

Hoje foi anunciado o fim desta guerra de formatos que já dura alguns anos (Se ao invés de Blu-ray e HD DVD nos referíssemos a disco digital então a guerra já dura vários anos).

Hoje (19/02) a Toshiba anunciou que irá abandonar o formato HD DVD e cancelar as vendas destes produtos no final de março.
Na minha opinião quem ganha é o consumidor, que não corre mais o risco de escolher um formato que no final das contas sairia perdedor. Afinal quem já tem um HD DVD Player acabou sobrando com um aparelho que só irá tocar os discos comprados até agora, já que os grandes lançamentos serão feitos em Blu-ray de hoje em diante.

Mesmo assim é preciso um certo cuidado na hora da compra, os aparelhos ainda são caros para o consumidor de classe média (não se comparam com os R$200 de um bom player de DVD) e a maioria dos aparelhos de Blu-ray vendidos atualmente não tem suporte para todo o pacote de tecnologia que o padrão oferece, sendo o Playstation 3 a única exceção.
Mesmo se você tiver dinheiro em caixa e estiver disposto a gastar é recomendável esperar por aparelhos Blu-ray mais compatíveis. Ou então compre logo um Playstation 3.


Para saber mais sobre essas tecnologias apresento algumas páginas do site How Stuff Works (o UOL está hospedando as versões traduzidas em português, é para essas que os links apontam):
Como o Blu-ray funciona*
Como o HD DVD funciona*
* estas páginas podem estar um pouco datadas, a primeira vez que tive contato com as versões em inglês foi em 2004.

E uma tecnologia de um futuro talvez não muito distante, o disco holográfico (HVD).

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que isso é a única coisa que pode salvar o PS3 do fiasco que é até o momento.