Procurar assuntos relacionados

Custom Search

sábado, fevereiro 16, 2008

Enfrentando o fogo


Não foi a primeira vez que eu vi uma cena dessas, porém, existem certas coisas que nunca deixam de nos surpreender.

Durante a minha estadia como aluno da turma 03 do curso de Imagem e Som na UFSCar presenciei diversos baques.
O maior deles é claro foi o golpe sujo entre alguns professores invejosos do departamento que culminou no afastamento da melhor professora de direção que aquela faculdade já teve, Lina Chamie.
Por curiosidade eu havia freqüentado um curso de roteiro e direção dois anos antes de ingressar na UFSCar e a Lina (que deu duas aulas neste workshop) foi quem me fez propaganda do curso. Na época eu acreditava que só o Curso Superior do Audiovisual (da USP) prestava, porém as aulas dela foram tão boas que resolvi dar uma chance para a UFSCar. Ironia do destino, foi justamente por suas aulas serem boas demais que integrantes do departamento, movidos por motivos mesquinhos, fizeram de tudo para afastá-la.

Outro baque foi o incêndio das ilhas de edição, não me lembro exatamente quando ocorreu, se foi em 2004 ou 2005.
Deste incêndio, dois bravos combatentes sobreviveram para contar a história, dois Mac's G4. O fogo foi apagado e no meio da sucata estavam os dois, ali, resistindo, sujos e machucados, mas vivos.
Demonstrando que mesmo que a vida lhe pregue algumas peças, que você tome algumas pancadas, ainda existe alguma coisa em que se agarrar, algo no qual confiar. E os dois G4 continuaram sendo usados para editar os trabalhos finais até o ano da minha conclusão de curso, e é bem provável que continuem por lá, mostrando serviço.


Foi disso que me lembrei quando li a história desse iMac que pegou fogo. Em meio às chamas, perdeu sua pintura, teve sua tela arruinada e provavelmente ele mesmo tenha pegado fogo por alguns instantes.
Seus antigos donos só queriam os dados armazenados e depois se desfizeram da máquina.
O técnico que o recebeu mostrou respeito e reverencia acreditando se tratar de um cadáver, qual não foi sua surpresa quando o bravo iMac ligou, tossiu um pouco exalando a fuligem e as cinzas de sua última inspiração e logo reconheceu a rede interna da loja, como uma fênix surgindo das cinzas pronta para pegar seus emails.

Ah, como eu queria que houvessem mais pessoas confiáveis como esses Macs, como eu queria poder me levantar assim dos meus contratempos.

E como eu queria que existissem mais professores como a Lina.










Nenhum comentário: