Procurar assuntos relacionados

Custom Search

sábado, fevereiro 23, 2008

Aberturas de filmes

Tá, na verdade estou me referindo mais a créditos de filmes do que a uma "abertura" mas foi só pra fazer o gancho com o artigo anterior.

Esta dica eu peguei do blog "Boot in the pants", do diretor de televisão Ken Girotti. O cara já trabalhou em diversos programas, em relação aos seriados norte-americanos isto é bem normal, os escritores se mantém e os diretores variam então acabam participando de vários programas. Mas voltando ao assunto.

Para a galera envolvida com design isso não é nenhum segredo, algumas aberturas de filme são verdadeiras obras de arte.
Não que tenham que ser "belas", mas devem passar a mensagem, aumentar o interesse do espectador e criar um clima, deixando-o preparado para o que está por vir.
Eis que eu achei no site supracitado um link para este site aqui:
Forget the film watch the titles

Um site dedicado a apresentar os créditos mais marcantes do cinema (as vezes isto inclui créditos finais também), a conexão aqui estava horrível, demorando demais, mas pela proposta do site vale a pena dar uma conferida.


Acabei achando a abertura de "Dead Man on Campus" (Procura-se um morto), um filme que eu já tinha visto (acho que) na Tela Quente e achei bem bacana, ótimo para virar hit de Sessão da Tarde.
Só que eu tinha perdido o começo, então não tinha visto a abertura, que perda, os créditos iniciais são fantásticos, tem tudo aquilo que é preciso ter e com muito bom humor.
Talvez seja o filme de humor negro mais leve que eu já vi e a abertura combina muito bem, ótima idéia colocar o nome dos atores misturados com as alternativas das provas e em meio a diagramas de suicídio.


Mas como podem ver (e ouvir) por este primeiro exemplo, não basta segurar apenas pelo visual, a trilha sonora tem também um papel chave pra criar o clima inicial, é assim na abertura de "The Good, the Bad and the Ugly" (O bom, o mau e o feio).
Se eu soubesse tocar gaita com certeza iria querer tirar esta música, esta e aquele trechinho que o Charles Bronson toca em "Once Upon a Time in the West" (Era uma vez no Oeste).


No site tem também os belos créditos finais de "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events" (Desventuras em séries).
Gosto muito desta animação, mas assisti-la no final do filme me causou uma sensação estranha.
Primeiro que acho que ficaria muito melhor no começo do filme, o final do filme (pra quem se lembra) já continha um resumão no qual o vilão tinha que passar pelos mesmos infortúnios que os heróis, aí depois seguem-se os créditos que também são basicamente um resumo do filme, ficou repetido demais, apesar do crédito como peça autônoma ser bem legal.
Outra que com uma animação tão legal assim pensei que o filme inteiro bem que poderia ser desse jeito, Emily Browning que me perdoe, seu personagem com certeza está no topo da minha lista de ninfetinhas do cinema.

As imagens deste artigo são "print screens" de frames das respectivas obras, e depois editados, e estão aqui apenas com fins promocionais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma abertura mais ou menos recente que é fantástica é do "Prenda-me Se For Capaz", do Spielberg (e trilha do John Williams), e que é claramente homenagem ao Saul Bass. Ele logo veio à cabeça nessa coisa que você falou de captar a idéia do filme pela abertura. No caso dele, a eloqüência já começava nos títulos e pôsteres.

Mestre.

Anônimo disse...

Faltou dizer que essas imagens todas aí que você mostra são de uma linguagem totalmente dele. Baita influência, mesmo.

Roteirista diletante disse...

Fala Wilson

Boa dica, na minha ignorância eu não estava lembrando quem era o Saul Bass, então dei uma pesquisada pra quem estiver com preguiça:

Saul Bass na Wikipédia em inglês, no final da página tem vários links onde é possível assistir a vários de seus créditos.
E este link aqui com vários cartazes do Saul Bass, inclusive um pra "Lista de Schindler" que (li em algum lugar) não foi utilizado.