Procurar assuntos relacionados

Custom Search

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Cuidados com vírus neste carnaval

Esta foi uma das semanas de carnaval mais longas que eu já tive.
Fui visitar os meus pais e como sou responsável pela manutenção do PC fiquei encarregado de instalar o Norton 360, já que o Norton Internet Security que usávamos antes estava com a renovação vencida e não fazia mais updates.

Aí começou a saga da instalação, pra resumir entrei em contato com três assistências técnicas: Microsoft, Symantec e HP (fabricante do PC) e pasmem, a assistência que me deu mais suporte foi a da Microsoft.
O problema é que o Norton 360 não abre corretamente nas contas de usuário limitado (no Windows XP Home), na conta de administrador tudo corre às mil maravilhas mas nas contas limitadas o programa não abre. Depois de instalar vários updates do Norton 360 o ícone voltou a aparecer na barra de ferramentas, porém o programa não abre, então fica faltando aquela sensação de segurança, de que tudo está funcionando normalmente.
O problema ainda não foi solucionado, mas a forma como as assistências técnicas lidaram com a situação me fez ver como a ficção não está tão longe assim da realidade, afinal de contas, a arte também imita a vida.


Sim, estou me referindo a "The IT Crowd", uma série que eu não sabia que iria se revelar tão profética, provavelmente deve ser a série preferida da Symantec, só esperava que eles não incorporassem o mesmo comportamento na vida real.
Para quem não está familiarizado o pessoal do IT tem uma frase padrão sempre que alguém liga com problemas no computador:"Você já tentou desligar e ligar novamente?"
Isto resume muito realisticamente a ajuda da Symantec, das quatro vezes em que entrei em contato com seu suporte me pediram praticamente a mesma coisa "Já tentou desinstalar e instalar novamente?".
Devo ter desinstalado e instalado umas dez vezes no total, a certa altura me informaram que talvez eu não tivesse removido tudo o que o Norton Internet Security tinha deixado (coitado, nunca deu problema e agora queriam torná-lo bode expiatório), me forneceram uma ferramenta de desinstalação assim como instruções para apagar o registro do Windows e vários arquivos obscuros que continuam no seu computador quando você faz uma desinstalação normal (continuam ocupando espaço em disco mesmo que o programa não esteja mais lá).
Tudo bem, fiz a desinstalação-super-hiper e resultado, o Norton 360 continua não abrindo em contas limitadas.
No nosso último contato fui aconselhado a apagar todos os arquivos obscuros (de novo), rodar o verificador de erros e também o desfragmentador de discos.
Hum, não sei porque mas tenho a impressão de que isso também não vai dar certo, infelizmente só poderei fazer a tentativa na próxima visita aos meus pais.
O mais chato é que nenhum técnico conseguiu explicar como um destes possíveis arquivos remanescentes poderia estar causando o erro. Se essa fosse a causa real, estatisticamente, eles já deveriam ter recebido (muitas) reclamações semelhantes de praticamente qualquer novo usuário do Norton 360 que tivesse algum outro produto Norton instalado anteriormente (no Windows XP Home).

De qualquer forma deixo aqui o aviso que poderia muito bem ser dado pelo pessoal de "The IT Crowd", você já desinstalou e instalou hoje?


*As fotos deste artigo estão aqui unicamente com fins promocionais e seu copyright pertence provavelmente à companhia que as criou.

Nenhum comentário: