Procurar assuntos relacionados

Custom Search

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

3 Aberturas de séries

Este artigo vai parecer um pouco aquelas tirinhas do Angeli, "duas coisas que eu não gosto e uma que eu adoro", mas ao contrário, uma coisa que eu não gosto (se bem que hoje até assisto à alguns trechos) e duas que eu acho bem legais.

Acabei de ver GHOST WHISPERER e me ocorreu: Que abertura bizarra!
Provavelmente deve ter mil significados simbólicos ali e eu acabei perdendo uns 994,5.
Abertura esquisita demais, obscura demais e me passa a impressão de que a intenção era ser bizarro o bastante apenas pra chamar atenção.



Então me lembrei de duas aberturas que parecem ter algo em comum com a de GHOST WHISPERER, mas apenas vagamente.
A primeira é SIXT FEET UNDER, não cheguei a acompanhar a série inteira mas fui conquistado no primeiro episódio, isto garantiu que eu assistisse pelo menos à primeira temporada antes da série ficar muito dramalhona.
E como se pode ver, a abertura já cria todo um clima, existe até mesmo um contraste entre a trilha misteriosa-alegrinha e as imagens fúnebres.
Pelo menos nas primeiras temporadas a série fez jus à sua abertura.



Agora pra mim, a campeã entre as aberturas mistério-fúnebres é com certeza a de THE 4400, uma série pré-HEROES sobre pessoas desenvolvendo super poderes, envoltas em muito mistério e perguntas que faltaram ser respondidas.
A abertura capta apenas tudo sobre o tema central da série (pessoas que foram abduzidas) e mostra isto de uma forma sutil, direta e bela ao mesmo tempo. Som e imagem unidos pra criar um clima totalmente envolvente.
E faz isto de forma tão simples, o efeito do tempo sobre as coisas, depois que as pessoas são retiradas dali.



Duas ótimas aberturas em uma época em que elas estão se tornando um item raro, hoje em dia muita gente já se satisfaz somente com uma cartela contendo o nome do seriado.

PS: Minutos depois de publicar este artigo descobri este link para o making of da abertura de SIX FEET UNDER.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefiro Caminhos do Coração. É um gênero totalmente novo. Mescla de filme B com novela mexicana (bostela). E aquele carinha do Castelo Rá-tim-bum como o Noturno tá muito bom.