Procurar assuntos relacionados

Custom Search

quinta-feira, abril 24, 2008

Semana da Terra - programas verdes

Esta semana eu recuperei a mina fé na humanidade.
Realmente existem pessoas por aí se preocupando com o futuro do planeta (e por conseqüência com o futuro da nossa espécie), com a qualidade de vida, e como podemos fazer pra manter o padrão de conforto moderno sem que para isso seja preciso destruir o mundo, às vezes até mesmo recuperando e consertando estragos já feitos.
Dentro da idéia de "padrão de conforto moderno" eu aproveito para inserir a programação de tv de qualidade e nesta semana não há do que reclamar.

Três canais estão com programação especial para a comemoração da semana da Terra *, Discovery Channel, National Geographic e The History Channel.
"Maravilhas Modernas" no History Channel, "Eco-Tech" (entre outros) no Discovery e "Planeta Mecânico" (entre outros) no National Geographic.
Uma semana transbordando assuntos ecológicos, tecnologia sustentável e ciência aplicada à qualidade de vida, é muito bom ver isso ao invés dos rios de dinheiro investidos em tecnologia bélica.

Esta semana dá pra acreditar que a humanidade tem jeito.
Os assuntos mostrados incluem: Combustíveis renováveis, energia eólica, solar e geotérmica, força das marés, arquitetura verde (construções que aproveitam ao máximo a luz, a conservação e a troca de calor com o meio pra economizar energia), bactérias (ou seriam vírus) que comem materiais radioativos e limpam locais contaminados, construções de proteção contra desastres naturais, velhas e novas tecnologias de reciclagem.


Para um desses programas eu quero fazer um destaque especial, "Planeta Mecânico" (as fotos deste artigo são todas deste programa), uma mistura de "Mythbusters" com Greenpeace.
O programa é apresentado por dois caras, Dick Strawbridge e Jem Stansfield, engenheiros no sentido mais filosófico do termo, que é o de possuir engenhosidade e usá-la para facilitar a vida.
Eles são confrontados com desafios da vida moderna e tentam resolvê-los com engenhocas verdes, algo que cause o mínimo de impacto ambiental possível.
Para isso eles construíram uma base de operações móvel, que é uma oficina construída na traseira de um antigo veículo de transportar cavalos, agora movido a biodiesel. Para terem energia suficiente para tornar a oficina auto-suficiente eles adaptaram um catavento (energia eólica) e células fotovoltáicas (energia solar) no teto, gerando assim sua própria energia, chegando até mesmo a ter uma cafeteira lá dentro, afinal de contas, café e idéias geeks andam de mãos dadas.

Só pra se ter uma idéia do desafio, no primeiro programa eles entraram em contato com o dono de uma lanchonete que gostaria de implantar um sistema de entrega de comida para o estabelecimento, mas usando um veículo ecológico, que causasse o mínimo de impacto.
A solução foi uma moto movida a ar.


A autonomia da motinho não era lá essas coisas apenas o suficiente para uma entrega, depois era necessário recarregar os tanques (um processo rápido de dois ou três minutos) mas como a cidade era pequena, cheia de ruas apertadas e congestionadas a solução serviu como uma luva.
No segundo programa eles visitaram uma fazenda com vários tratores que consumiam muito diesel e conheceram uma máquina secadora de milho que conseguia consumir ainda mais do que os tratores.
A primeira idéia foi aproveitar a grande produção de estrume de vaca para gerar biogás e com ele alimentar a secadora de milho. Logo viram que não teriam gás suficiente, mas que poderiam usar o gás pra movimentar uma prensa, com essa prensa eles fariam óleo de sementes que eram colhidas na própria fazenda e este óleo (menos nocivo que o diesel) é que iria alimentar a secadora de milho.
No final conseguiram produzir o biogás mas o motor da prensa (reutilizado de um cortador de grama) pifou, apenas por curiosidade eles utilizaram um balde de óleo de semente que conseguiram obter antes do motor pifar e constataram que a secadora poderia funcionar com ele.
O projeto não ficou completo por causa do motor pifado, este é o risco que se corre quando se faz um programa honesto, mas de qualquer forma foi provado que as partes individuais funcionavam e que com mais tempo e um pouco mais de estrutura poderiam sim fazer um sistema mais renovável.


Essa é a beleza disso que eu chamo de "programas honestos", mesmo quando as coisas não acabam como esperado, a postura ética desses realizadores lhes permitem acabar com um belo programa nas mãos.
"Mythbusters" é o campeão por excelência desta categoria, "Trabalho Sujo" (também da Discovery) está muito bem colocado e agora "Planeta Mecânico".


* O dia da Terra foi 22 de abril

Nenhum comentário: