Procurar assuntos relacionados

Custom Search

quinta-feira, abril 17, 2008

Pós-desprodução

Há pouco tempo Wilson, amigo e leitor do blog, levantou uma questão.
O que acontece com os cenários e toda aquela parafernália dos filmes depois que eles acabam de filmar?

Na época havíamos lido o blog do filme Watchmen.
Em um artigo o diretor do filme, Zack Snider, cita números do que foi usado pra construir uma mini Nova York em Vancouver, Canadá.


Antigamente os estúdios possuiam "backlots", que eram uma grande área aberta própria para se construir os grandes cenários de exteriores (e.g. uma rua em particular, uma cidade de faroeste, uma floresta). Creio que hoje só os grandes estúdios possuem estrutura para uma área aberta deste porte.
Muito mais comum é a gravação dentro de um estúdio, que seria um grande galpão fechado (inclusive com isolamento acústico) com toda a infra-estrutura necessária para se fazer uma filmagem. Alguns galpões são tão grandes que se precisarem de um trecho pequeno de uma rua ela pode até ser feita em estúdio, o que seria até mais econômico pois as condições estão todas controladas, não é preciso permissão de prefeitura nem de polícia/bombeiros e nem tem risco de chuva (a maioria das ruas de sitcoms são feitas em estúdios).

Mas o que acontece quando o backlot é montado longe do estúdio, as vezes em outra cidade, como foi o caso de Watchmen?
Não sei responder. Talvez quando estiver mais próximo da estrutura de produção industrial do cinema norte-americano eu entenda melhor o que acontece.
A minha impressão é que se a produção não for inteligente o bastante pra ganhar dinheiro vendendo o cenário ou reciclando eles simplesmente deixam tudo pra trás.

Em um post do blog do John August, ele reforça esta impressão.
Derek Frey, um assistente do Tim Burton, fez uma recente viagem para o Alabama e tirou fotos do que restou de alguns dos antigos sets de "Peixe Grande" (Big Fish).


Olhar para um cenário antigo e atacado pelo tempo me passa a sensação de olhar pra paisagens de ruínas, algo que já teve sua história, mas é preocupante pensar que no fundo esses cenários só estão lá devido a um desperdício, reciclagem gente, reciclagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Plínio,

Se não me engano, muitas produções de Hollywood decidem gravar em Vancouver por causa dos incentivos dados pelo governo canadense. As produtoras de lá tb conseguem produzir longas metragens com preços bem mais baixos que seriam se fossem produzidas nos estúdios mesmo. Quanto aos cenários, acredito que um tão popular como ruas de NY devam ser reutilizados futuramente, diferente do look exigido em um filme como Peixe Grande.

Paula