Procurar assuntos relacionados

Custom Search

sexta-feira, janeiro 18, 2008

DGA e AMPTP chegam a um acordo

Foi anunciado ontem que a DGA e a AMPTP chegaram a um acordo quanto ao contrato para os próximos 3 anos.
Por enquanto está disponível o resumo do que foi negociado.
Fica a questão agora de como a WGA vai reagir ao que foi conseguido.
Os capitães da greve (voluntários encarregados de organizar os piquetes e passar informações para os diversos grupos de escritores) já começaram a analisar o resumo no blog United Hollywood. Não é nada oficial e também eles estão se baseando no resumo e não no contrato em si.
As medidas oficiais deverão ser tomadas pelo comitê de negociação da WGA depois que eles analisarem o contrato de verdade. É só questão de esperar.

Sobre o que saiu no resumo podemos ver alguns pontos onde houve avanços interessantes, em outros nem tanto. Por exemplo na parte de streaming com propagandas, os estúdios teriam um período de 17 dias (ou 24) de janela, no qual não pagariam residuals, e depois pagariam $600 por um período de seis meses a até $1200 por um período de um ano, só depois deste primeiro ano é que os diretores receberiam 2% do lucro do distribuidor.
Se pararmos pra pensar que hoje em dia uma reprise no horário prime time vale $20000 e que eles ganhariam apenas $1200 por downloads ilimitados por um período de um ano o prejuízo é enorme, ainda mais se pensarmos que este modelo de streaming bancado por comerciais é um dos modelos que tem mais força de substituir a televisão normal.
O único ponto a favor aqui são os 2% sobre o ganho do distribuidor, mas isto só começará a valer a partir do segundo ano, ou seja, se no segundo ano o episódio ainda estiver disponível para streaming e ainda tiver audiência (que logicamente será bem menor já que a novidade terá passado) aí sim os diretores ganhariam algo interessante.
Mas eu estou me concentrando demais no lado negativo aqui, justamente pra mostrar que este contrato com a DGA não significa automaticamente o fim da greve, mas um período em que a WGA deverá ler atentamente o contrato e usá-lo como ponto de partida para mais uma leva de negociações com a AMPTP.
Está mais para um possível começo do fim.

2 comentários:

Laine disse...

to cansada desse blog só falar dessa greve, plinio vc devia estar feliz afinal é sua grande oportunidade de conseguir um emprego de roteirista na América, alguém tem q escrever o próximo episódio de Sbrubbles para o bem da humanidade...

Anônimo disse...

Xii, mas não dá, quem fura a greve fica numa situação muito difícil de se filiar na WGA depois.
E o negócio é que lá (ao contrário daqui) o sindicato garante tantos benefícios em salário, plano de saúde e aposentadoria que vale mesmo a pena.
Mas vou postar sobre outras coisas então, hehe.