Procurar assuntos relacionados

Custom Search

segunda-feira, março 31, 2008

Making of Survivorman

Eu já havia comentado (resumidamente) sobre "Survivorman" antes e esperava uma outra oportunidade pra resgatar o assunto, como nesta terça (01/04) será o episódio de bastidores do programa esta parece ser a oportunidade perfeita.


Me tornei um fã de "Survivorman", é um programa que no fundo no fundo mostra pouca coisa (um homem, sozinho sete dias, tendo que sobreviver e filmar sua própria aventura) mas cumpre além do que promete, e para alguns episódios fico com a impressão de que uma hora de programa é até pouco para a imensa quantidade de material que eles poderiam mostrar.
Bem ao contrário de um outro programa da Discovery, "Sobrevivi", um programa de uma hora de duração que poderia dar um belo programa de quinze minutos se cortassem a enrolação. Fora o fato de tentarem dramatizar demais os casos reais de sobrevivência tornando-os mais melodramáticos que uma ficção.

Talvez o que mais me atraia em "Survivorman' é a honestidade, e este é um programa que me parece extremamente honesto.
Les Stroud (o apresentador) não está totalmente abandonado, tirando alguns momentos em que seu telefone de emergência fica sem sinal, ele está a apenas um telefonema de distância da equipe de produção, que (ao que parece) nunca fica tão distante assim, mas isto não significa que não existem perigos, como quando ele abandonou o equipamento e foi andando até uma tribo próxima pra escapar de uma onça (a tribo estava perto, mas a onça estava mais).
Não é segredo que antes de um programa eles estudam o local e conversam com um matuto da região.
O que acontece é que ele fica mesmo é sozinho (em oposição a abandonado), tendo que se virar pra construir abrigos, achar comida e operar o equipamento de vídeo enquanto tenta sobreviver, e uma das coisas que eu acho mais legal é o lado "mythbuster" do programa, ele usa o que tem à mão pra construir itens de sobrevivência, desde despedaçar um snowmobile, tirar cabos e gasolina de um avião caído e até quebrar uma das próprias câmeras utilizadas pra gravar o programa.

O outro programa de sobrevivência, "À prova de tudo", sofreu críticas de que era um programa enganoso, que na verdade Bear Grills recebia ajuda da equipe, por isso quando começou a ser passado aqui já mostravam a cartela no começo dizendo que ele poderia receber ajuda da produção.
Nos programas da segunda temporada em várias ocasiões Bear apresenta coisas que foram colocadas pela produção em seu caminho, seja uma cobra ou uma carcaça de camelo. Acho inclusive que o programa ganhou qualidade com este tipo de honestidade, assim mais energia é gasta pensando em quais técnicas eles podem mostrar ao espectador ao invés de gastar energia desenvolvendo uma linguagem audiovisual (atuação, edição, narração, etc.) que tenta passar espontaneidade em torno de uma situação construída artificialmente.

Dentro desta perspectiva da honestidade nada é mais natural que fazer um episódio de bastidores, mostrando o que acontece por trás das câmeras, o famoso "making of".
Vale dizer que eu adoro "making of's", sejam extras de DVD's, programas que mostram efeitos especiais de cinema ou mesmo esses programas que mostram como as coisas são feitas. Acho que isso vem da minha curiosidade natural sobre as coisas e saber como elas funcionam.
Um bom "making of" é uma arte, não basta apenas mostrar como algo acontece, exige a mistura perfeita entre mostrar informação e entreter, e isto no fundo é a essência de uma boa televisão (faltando apenas o lado cultural pra completar o tripé: cultura, informação e entretenimento).

Mas não quero criar aqui uma expectativa exagerada, mas novamente para "Survivorman", uma hora é pouco tendo em vista tudo que eles poderiam mostrar, a pesquisa da locação, a pesquisa das pessoas, a logística em torno desses sete dias em que Les Stroud fica sozinho, a pós-produção do material.
O melhor mesmo é pensar como sendo um episódio que vai dar pinceladas sobre como funciona o processo de fazer um programa sobre um cara que fica sete dias sobrevivendo sozinho e utilizando aquilo que está a seu alcance pra isso.
Mas se eu fosse o diretor deste episódio com certeza iria optar pela versão "quanto mais mostrarmos melhor".


Agora um link pra quem gosta dessas coisas de sobrevivência, um manual básico da National Geographic: Adventurer's Handbook.

E um artigo do How Stuff Works (em português) sobre como construir um abrigo, com breves pinceladas nos shows "Survivorman" e "À prova de tudo".

Nenhum comentário: