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sexta-feira, maio 23, 2008

Venda de comerciais nas redes

Achei um artigo interessante que explica como acontece a venda de espaço publicitário nos canais dos Estados Unidos.

Algo chamado de "upfront".
Pelo que entendi é um grande evento onde as redes de televisão convidam os anunciantes e mostram qual será sua grade de programação para o próximo outono (meio do segundo semestre no hemisfério norte), oferecendo pacotes e vários tipos de descontos para o anunciante que comprar o espaço com antecedência.
No artigo diz que 90% do espaço publicitário destas programações é negociado no "upfront" e o espaço restante pode cair de preço, caso o seriado não tenha retorno de audiência, ou subir caso faça muito sucesso.

Não que este modelo de vendas seja algo ideal e a chance de mudanças é grande numa mídia que está se transformando e se preparando para assimilar o impacto de outros veículos, como internet ou programação por telefones celulares.
Mesmo as redes de canais por cabo norte americanos preferem uma reunião entre executivos para a venda do seu espaço publicitário, algo muito mais formal e talvez até mais eficiente.

Mas para aqueles que se interessam em saber mais sobre o processo de produção dos seriados também é bom dar uma olhada, nem que seja de relance, na forma como as redes lucram com eles.

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