Procurar assuntos relacionados

Custom Search

domingo, maio 25, 2008

House M.D. e a verdade dos fatos


Você já parou pra se perguntar se perguntar se tudo aquilo que se vê na série "House" é mesmo possível?
Lembro que lá pela segunda ou terceira temporada tiveram vários episódios em seqüência nos quais os principais testes era se fazer punção lombar e ressonância magnética, então me peguei pensando, "impossível que para sintomas tão diferentes o teste de diagnóstico seja sempre o mesmo."
Apesar da fórmula "punção lombar e ressonância magnética" ser usada com mais moderação hoje em dia ainda assim o absurdo e a falta de familiaridade de determinadas situações saltam aos olhos, e para os mais curiosos resta a dúvida, o que é verdadeiro em um episódio de "House"?

Em se tratando de indústria do entretenimento vale aquela velha máxima de que não se pode acreditar em tudo aquilo que se vê, mas não é por que o drama é mais importante que o compromisso com a verdade que ela pode ser totalmente descartada.
Isto vale ainda mais para os bons programas, aqueles que tem profissionais sérios (mesmo em se tratando de comédia), ou para aquela categoria de reality shows honestos (a minoria, "Mythbusters" por exemplo faz parte dela).

Então deixo com vocês mais alguns daqueles textos longos e em inglês mas que valem a pena.
Primeiro uma entrevista com a Dr. Lisa Sanders, consultora em medicina na série.
A Dr. Sanders possui uma coluna no New York Times na qual escreve sobre casos médicos pouco comuns.

Tem também uma entrevista com o Dr. Scott Morrison que escreve um site no qual escreve análises sobre os casos médicos dos episódios, repletos de links para explicações reais sobre as doenças mencionadas.
Considero esse site um verdadeiro achado, fazia tempo que eu queria encontrar algo parecido.
Agora você (e eu também) já tem como se situar quando se sentir perdido com as explicações e reviravoltas médicas dos episódios.

Nenhum comentário: