Procurar assuntos relacionados

Custom Search

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Greve dos roteiristas nos EUA

Estou devendo um artigo sobre a greve dos roteiristas da WGA.
Tem tanta coisa que poderia ser dita sobre a greve que até dá preguiça.
Sinto que um bom ponto pra começo de conversa pode ser a reivindicação mais importante que eles estão fazendo, "residuals" sobre conteúdo nas novas mídias digitais.

"Residual" é um tipo de pagamento feito ao autor pela reutilização da obra.Funciona assim, cada vez que um filme passa na televisão a emissora de TV paga para o estúdio (produtor e/ou distribuidor) e desse dinheiro o estúdio paga uma parte de "residuals" aos autores da obra (roteiristas, diretores, atores principais), até o pessoal da equipe técnica recebe os tais "residuals", mas ao invés de receberem individualmente como roteiristas e diretores o dinheiro vai para o fundo de pensão.
Todo mundo ganha, estúdios multi-nacionais e empregados, toda vez que o filme passa novamente na tv o ciclo se repete, as quantias são asseguradas por contrato e os sindicatos tem o importante papel de garantir quantias justas para seus integrantes de acordo com a importância do trabalho. Sendo as obras audiovisuais uma criação coletiva elas tem vários autores mas nada mais lógico que seus autores principais (roteirista, diretor e atores principais) recebam mais, visto que sua participação artística é bem maior.
Venda de DVDs também é reutilização da obra mas os residuals sobre eles são ridiculamente baixos, 0,3% (na verdade 0,36%, um terço de centavo pra cada dólar), esse valor foi fixado em 1988 na última greve e desde então a WGA não conseguiu mais aumentar o valor.
Mas o valor tão baixo só foi aceito porque a AMPTP veio com a história de que o mercado de "home videos" estava no início e que para engrenar era necessário que os residuals não fossem altos, mas depois de três anos (eu acho) eles seriam corrigidos para uma taxa mais justa, essa correção nunca aconteceu e aqui estão eles vinte anos depois onde o mercado de DVD é multibilionário.
É por isso que é muito importante fixar um valor justo desde já para as novas mídias digitais, além do que esse é um mercado que já existe e os estúdios já estão ganhando (muito) dinheiro com isso e com a internet.

No blog Artfull Writer do Craig Mazin tem um ótimo artigo explicando alguns tipos dessas novas mídias digitais.

Venda eletrônica direta
É o modelo iTunes, você compra o filme/série e paga pra poder fazer o download.

Streaming com comerciais

Nesse modelo o espectador não paga nada pelo vídeo mas existe comercial durante a sua exibição (da mesma forma que na TV normal), ou no início antes do vídeo começar.
Ou seja, os anunciantes é que estão pagando. Sempre tem alguém pagando, os estúdios não se dão ao luxo de disponibilizar conteúdo de graça.

Streaming por assinatura

O consumidor paga uma taxa de assinatura mensal pelo direito de assistir streamings da internet e baixar conteúdo.

Feito para internet

Seria o conteúdo feito originalmente para internet.
Que se dividem em dois tipos, os trabalhos derivados, por exemplo um capítulo de 10 minutos de LOST ou HEROES feito apenas pra internet, e os trabalhos originais, que seriam as obras feitas para serem veiculadas primariamente na internet.
Os estúdios aceitam que a cobertura do sindicato possa ser feita para os roteiristas de trabalhos derivados, os que já existem em cinema e TV, mas os roteiristas de conteúdos originais ficariam tão desamparados quanto os de animação e os de reality-shows.
É claro que como a tecnologia está mudando e talvez daqui a um tempo a internet tenha mais visibilidade do que a TV se a WGA deixar que esses roteiristas fiquem fora do sindicato seria a mesma coisa que decretar o seu fim.


Atualização (07/01/2007):
Sobre a divisão de "residuals" entre os atores, aparentemente todos ganham (não só os principais) mas a divisão é baseada no salário e no tempo de trabalho.
Li isso em um artigo muito bom, no site Digital Media Law que explica tim-tim por tim-tim como é feito o cálculo dos famosos 0.3% (ou 0.36%) sobre o mercado de "home video".
Enquanto o valor de contrato dos "residuals" da DGA é o mesmo da WGA o da SAG é três vezes maior do que o da WGA para compensar essa divisão entre os atores.

Um comentário:

Anônimo disse...

agora eu finalmente entendi!