Acabei de assistir Survivorman, é anterior a Man vs. Wild, seguem basicamente a mesma linha, mostrando técnicas de sobrevivência (algumas bem criativas) que poderiam ser utilizadas caso alguém se encontrasse perdido na mesma situação.
Eu fiquei fan de Man vs. Wild logo de cara (À prova de tudo, no Brasil) e fiquei muito intrigado com as partes que mostravam o apresentador, Bear Grills, segurando a câmera e filmando a si mesmo, será que ele fazia o programa sozinho? Mas ao mesmo tempo havia cenas que seriam impossíveis de se fazer sem uma equipe acompanhando, como quando a câmera anda acompanhando o apresentador.
Só depois fui descobrir, é que como eu comecei a assistir atrasado perdi aquele aviso no começo do programa que avisa que Bear e a equipe podem receber ajuda em caso de risco de vida, ou seja, existe uma equipe. E como toda obra audiovisual a cartela também avisa que o programa foi editado para fins dramáticos e algumas cenas podem ter sido mudadas de lugar.
Porém no comercial de Survivorman dizia que ele passava sete dias sozinho, ou seja, sem equipe, ele mesmo tem que gravar as cenas.
Isso oferece um leque de possibilidades bem interessantes, no site da Wikipédia tem uma linha em que Les Stroud, o apresentador, diz que aprontar o equipamento de câmera toma 65% do seu tempo. E o equipamento aparece bastante para deleite dos cinegrafistas de plantão, tem tomadas muito boas de duas câmeras pegando o mesmo evento de dois ângulos diferentes (apesar de que as vezes a edição exagera cortando onde não precisa, talvez pra acrescentar velocidade mas mesmo assim isso não justifica um corte desnecessário, e.g. quando ele mostra a faca de osso).
É legal ver a configuração em que Les Stroud monta as câmeras nestas cenas com ângulos diferentes. Mas mesmo nas cenas simples o fato dele ser responsável pelo equipamento também oferece muito mais trabalho como em uma cena de uma caminhada com ele puxando o trenó e se afastando da câmera, a narração explica que ele teve que voltar depois ao lugar onde estava para recolher a câmera, hehe.
E também tem um quê de Mythbusters logo no começo do programa onde Stroud mostra o equipamento de sobrevivência que está levando consigo e desmonta o veículo que o levou até o local para utilizar algumas peças como artigo de sobrevivência, bem legal.
Gostei muito desse tipo de programa, reality TV de qualidade, ao contrário desses Big Brothers da vida.
PS: Lendo o blog do Bear Grills vi que ele apresentou um projeto para a Discovery de fazer um programa especial incluindo convidados, um dupla (pai e filho, mãe e filha, celebridades, etc.) enfrentaria as situações de sobrevivência sendo auxiliados por Bear, mas infelizmente a Discovery vetou. Quem sabe no futuro.
PS2: Uma coisa que não pude deixar de pensar, Survivorman seria o programa perfeito para aquele tipo de amigo meio anti-social e recluso. Tive a chance de conhecer alguns na Imagem e Som, a pessoa teria a chance de praticar seu ofício completamente isolada por alguns dias, sendo que essa área do audiovisual (tirando roteiro) com certeza implica em muitas horas de trabalho em equipe. Ermitões do audiovisual uni-vos.
* Os logos de Survivorman e de Man vs. Wild são de propriedade de seus respectivos produtores, estão neste site com o propósito puramente ilustrativo.
Procurar assuntos relacionados
Custom Search
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Survivorman e Man vs. Wild
Labels: TV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário