Achei um artigo interessante que explica como acontece a venda de espaço publicitário nos canais dos Estados Unidos.
Algo chamado de "upfront".
Pelo que entendi é um grande evento onde as redes de televisão convidam os anunciantes e mostram qual será sua grade de programação para o próximo outono (meio do segundo semestre no hemisfério norte), oferecendo pacotes e vários tipos de descontos para o anunciante que comprar o espaço com antecedência.
No artigo diz que 90% do espaço publicitário destas programações é negociado no "upfront" e o espaço restante pode cair de preço, caso o seriado não tenha retorno de audiência, ou subir caso faça muito sucesso.
Não que este modelo de vendas seja algo ideal e a chance de mudanças é grande numa mídia que está se transformando e se preparando para assimilar o impacto de outros veículos, como internet ou programação por telefones celulares.
Mesmo as redes de canais por cabo norte americanos preferem uma reunião entre executivos para a venda do seu espaço publicitário, algo muito mais formal e talvez até mais eficiente.
Mas para aqueles que se interessam em saber mais sobre o processo de produção dos seriados também é bom dar uma olhada, nem que seja de relance, na forma como as redes lucram com eles.
Procurar assuntos relacionados
Custom Search
sexta-feira, maio 23, 2008
Venda de comerciais nas redes
Labels: TV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário