Tenho dificuldade em saber quando começar a escrever.
As vezes fico fazendo rascunhos, escrevendo personagens, situações soltas, pedaços de escaleta (uma espécie de esqueleto de roteiro) para só colocar as palavras no roteiro quando a idéia (cena ou diálogo) já está quase totalmente pronta.
Pessoalmente acho que enrolo demais, gostaria de fazer roteiro de uma forma mais parecida com o jeito que fazia dissertações de vestibular.
Primeiro eu descobria o tema, separava uns cinco pontos principais e os organizava em uma ordem crescente de importância e se possível também numa ordem dramática, imaginava um começo e um fim e depois ia apenas tentando manter a coesão e a coerência enquanto escrevia.
Bom ou ruim (geralmente bom né, tenho que vender meu peixe) tudo acabava em menos de uma hora e ainda tinha uma certa tolerância pra correções de última hora no momento de passar a limpo.
Interessante foi descobrir um dia desses que outra grande questão aflige os escritores, "quando parar de escrever?"
Já havia sentido isso mas foi no blog do Alex Epstein que vi esta preocupação escrita pela primeira vez. O pior é que ele escreveu seu artigo em referência a um outro no blog do Ken Levine, que é um blog que eu normalmente leio, mas tinha deixado esse assunto passar.
Gostei do método do Alex Epstein, que vai escrevendo até não ter muita noção de quando começa a escrever besteira, com a experiência ele já sabe que isso acontece lá pela página 12 (para ele né, pra mim as besteiras começam beeeem mais cedo).
Mas existem métodos mais físicos, como o caso do roteirista que ficava comendo grãos de café cobertos com chocolate a medida em que ia escrevendo, quando suas mãos começavam a tremer demais era a hora de parar.
Pessoalmente eu costumo ir fazendo pesquisas no browser a medida em que escrevo, uma aba para um dicionário, uma aba para o Google, outra para a Wikipédia, várias outras para a Wikipédia, mas quando o número de abas de pornografia supera o de pesquisas isso indica que já é uma boa hora de parar.
E quando chega realmente a hora de parar o que se faz?
Salva-se o arquivo, levanta-se e vai embora? Impulsivo demais.
Dizem que Hemingway costumava parar no meio de uma sentença.
É um método bem interessante, assim cria-se um gancho para a imaginação no dia seguinte, dá a impressão de que o trabalho já está meio começado.
Procurar assuntos relacionados
Custom Search
domingo, abril 06, 2008
Quando parar de escrever
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Plínio, achei que era um post de encerramento do blog, com um título desses...
bom, melhor parar p
Fique tranqüilo, talvez só venha a encerrar o blog se começar outro.
Isso aqui é a minha janela para o mundo. Não, não é bem isso, é mais como uma caixa de correio invertida, por onde as mensagens são mais enviadas do que recebidas.
Postar um comentário