Procurar assuntos relacionados

Custom Search

sábado, junho 21, 2008

Cortar a gordura

Quero recomendar um artigo muito bom do blog do John August sobre como diminuir o tamanho do seu roteiro.

Uma das primeiras coisas que se aprende em roteiro é a regra (extremamente maleável) de que uma página escrita corresponde a um minuto de filme.
Por isto roteiros longos, com mais de 120 páginas, são lidos com uma carga de preconceito.

No artigo John explica que é bom não alterar margens, fontes e espaçamento das linhas. Entregar algo diferente do padrão demonstra amadorismo.
Porém pequenas mudanças em linhas e palavras órfãs são permitidas, ajustando individualmente o espaço destas linhas.
Fora isso ele dá mais algumas dicas do que prestar atenção em seu roteiro para saber se tem coisas sobrando ou não.

sexta-feira, junho 20, 2008

Sucesso no cinema independente

Parece que não é só por aqui que não se ganha dinheiro com o cinema independente.

De acordo com este artigo de Penelope Spheeris, "Casamento Grego" (My Big Fat Greek Wedding) e "Pequena Miss Sunshine" (Litlle Miss Sunshine) são as exceções que confirmam a regra.

Acaba sendo que o cinema independente é feito por pessoas que gostam da arte e querem por a mão na massa.
Existe também a grande leva de estudantes, estagiários e iniciantes que aceitam trabalhar de graça ou por um salário de fome.
Apenas algumas categorias conseguem realmente viver de cinema, por exemplo, é muito difícil achar algum eletricista que tope trabalhar de graça.
Agora, o que eu achei interessante é que mesmo nos Estados Unidos onde a indústria do cinema funciona de verdade a coisa não melhora muito pro cinema independente.


Pra quem estiver interessado em conferir mais artigos e respostas à dúvidas sobre direção, fotografia e roteiro vale uma visita nos arquivos de Ask a Filmmaker, no IMDB.

quarta-feira, junho 11, 2008

Celebridades da Web - Weezer, Pork and Beans

A sensação de assistir ao clip é mais ou menos a mesma que a gente tem quando vê uma daquelas listas sobre desenhos (e cultura pop) dos anos 80.

As imagens da cultura pop dos anos 80 cavaram seu espaço a duras penas, marcaram uma geração e se tornaram clássicas, enquanto as imagens de celebridades da internet gozam de um status muito mais efêmero, mesmo assim algumas conseguem adentrar tanto no consciente coletivo que acabam criando assim outro tipo de clássico.
Um sentimento de familiaridade, a graça resgatada dos originais (que já eram bons) com o novo frescor de uma boa adaptação que também é uma homenagem.


Assista o clip: Weezer, Pork and Beans.

Mas para quem quiser se aprofundar existe esta matéria da revista Wired com o diretor Mathew Cullen.

Na mesma linha da sátira/homenagem bem feita tem também esta animação muito boa: Internet People.




E pra finalizar, este vídeo que é o exemplo da perseverança, da garra, da vontade de continuar por mais difícil que seja a situação: o afro ninja.