Procurar assuntos relacionados

Custom Search

quinta-feira, setembro 14, 2006

Seminário de Assistência de direção

Assistente de Direção

O trabalho do 1º AD consiste em organizar o trabalho dos outros assistentes de direção e "floor runners" (floor runner é aquele cara que corre de um lado para o outro pra levar recados, papéis e café, acho que uma boa tradução seria interno ou estagiário em assistência de direção) e preparar o horário das gravações (ou filmagens).
Eles motivam a equipe a trabalhar o máximo possível e se asseguram de que todos os elementos de um filme (atores, equipe, equipamentos, etc.) estarão prontos no lugar certo e na hora certa. Eles colaboram para que a produção caminhe para frente garantindo que os recursos estejam sendo usados efetivamente.
A sua prioridade principal é manter as gravações dentro do cronograma ("shooting schedule"), levando-se em conta o quanto cada cena irá demorar de acordo com a direção e a produção.
O cronograma de gravações é criado de preferência na pré-produção (no caso do "Bar Esperança - DVD Interativo" foi criado 20% na pré e o resto durante a produção, isto se deu devido a diversos fatores que não nos permitiram programar o cronograma com muita antecedência, um deles por exemplo foi a dificuldade em encontrar locações) e leva-se em conta o equilíbrio entre o que o diretor está aspirando, o orçamento e limitações de produção. À medida que os problemas e desafios técnicos do set são resolvidos o diretor possui mais liberdade para cuidar do lado criativo, ou seja, movimentos de câmera e garantir a melhor performance dos atores.

O 2º AD tem como responsabilidade criar a folha de ordem do dia (uma lista com o que será necessário para o próximo dia de gravação/filmagem, contém as pessoas envolvidas naquele dia e o horário em que elas devem chegar), faz a ponte entre o escritório de produção e o set mantendo pessoas chaves informadas de mudanças e o que está em desenvolvimento. Para cada cena eles garantem que cada um (artistas e figuração) saibam exatamente o que está sendo feito.

O 3º AD fica com os atores garantindo as condições para que eles estejam felizes e capazes de chegar no set na hora.

É responsabilidade dos ADs checarem as normas de segurança do set, convém ficar atento a situações especiais como trabalhos que envolvem animais ou crianças.
O assistente de direção dá suporte ao diretor estabelecendo claramente o tempo e discutindo a viabilidade dos recursos com o produtor, cujo foco é centrado no negócio, nas finanças e na contratação do pessoal associadas ao filme/vídeo.

Estas informações foram passadas durante meu seminário em assistencia de direção e foram traduzidas e livremente adaptadas do site: http://www.learndirect-advice.co.uk/helpwithyourcareer/jobprofiles/profiles/profile507/

Atualização (05/01/2007):
"Bar Esperança - DVD Interativo" foi o meu projeto de conclusão de curso em Imagem e Som na UFSCar.